segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Avião do Calypso cai e mata dois

Recife - O avião da banda Calypso que caiu no bairro San Martin, em Recife, atingiu pelo menos quatro casas neste domingo. Além destas, outras três residências foram interditadas e os moradores foram retirados pela Defesa Civil. Uma das moradias deverá ser demolida, devido ao comprometimento da estrutura. Duas pessoas morreram no acidente.

Nesta manhã, foi concluída a retirada dos destroços do avião do local. Segundo o depoimento de testemunhas, o piloto realizava manobra de pouso no aeroporto Gilberto Freyre quando tentou arremeter. Contudo, a aeronave perdeu altitude e atingiu as residências.

Em uma das casas, que teve parte do telhado atingido pelo bimotor, estava um casal com duas filhas pequenas, uma de 2 anos e outra de 3 meses. Segundo a dona da casa, Marília, só deu tempo de gritar "o avião está vindo para cá". O casal se jogou por cima das meninas para protegê-las. Ela teve escoriações, enquanto que o marido levou um corte no braço e o bebê um arranhão na testa.

O avião, modelo King Air B200 OSR, saiu de Teresina (PI) com destino à capital pernambucana quando caiu por volta das 11h15 da manhã, na rua Imbituba. Ao todo, dez pessoas estavam a bordo. As possíveis causas para o acidente são a falta de combustível e problemas técnicos nas turbinas. O caso será investigado pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa).

Na hora do acidente, 16 pessoas estavam nas casas, mas apenas três foram feridas atingidas por telhas, tendo apenas cortes leves. Destroços do avião foram arremessados nos quintais e terraços de várias residências. Segundo informações da Aeronáutica, o avião pertence à JC Shows, de propriedade da cantora Joelma e do vocalista e guitarrista Chimbinha, ambos da Banda Calypso. O bimotor estava arrendado à empresa Exclusive Fly e trazia empresários e políticos que voltavam de um evento beneficente ocorrido em Teresina.

Os mortos são o comandante da aeronave, Eurico Pedrosa Neto, 47 anos, e o produtor financeiro da banda Calypso, José Gilberto da Silva, de 46 anos. Os outros passageiros do bimotor foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros para quatro hospitais do Recife. Entre os passageiros estava o deputado federal Eduardo da Fonte. O caso mais preocupante entre os feridos é do empresário Valmir João de Oliveira, que está em estado grave na UTI e aguarda avaliação neurológica.