sexta-feira, 21 de novembro de 2008

'Caso Janet Jackson' pode parar na Suprema Corte

O governo americano pediu à Suprema Corte que imponha uma multa de meio milhão de dólares ao canal CBS pela transmissão que mostra de relance um seio da cantora Janet Jackson em um dos eventos esportivos mais vistos do país.

Em julho passado um tribunal federal da Filadélfia decidiu que o caso não justificava uma multa à CBS, conforme aplicada pela Comissão Federal de Comunicações (FCC).

Segundo a documentação obtida pela AFP, os promotores pedem aos juízes da maior instância judicial que se pronunciem a respeito desse caso de desatou polêmica nos Estados Unidos, onde a nudez na tv aberta é muito mal vista, principalmente pelos anunciantes.

O fato ocorreu em fevereiro de 2004, quando um seio de Jackson ficou descobertos durante um show que antecedem o popular "Superbowl" do futebol americano, transmitido ao vivo pela CBS para 90 milhões de telespectadores.

A intenção do gesto foi muito discutida e a FCC, inundada por mais de 540 mil cartas de protesto, muitas delas de grupos conservadores, decidiu aplicar a multa ao canal por "indecência".