terça-feira, 11 de novembro de 2008

Livro infanto-juvenil conta lendas da Amazônia

Nove lendas que correm há centenas de anos no boca-a-boca dos ribeirinhos da Amazônia ganharam vida no livro infanto-juvenil “Cobra grande – Histórias da Amazônia”, recém-lançado em São Paulo pelo escritor inglês Sean Taylor.

Histórias como a da indiazinha que se transformou em mandioca, da onça que pediu para a raposa tomar conta de seus filhotes e do homem que desceu ao fundo do rio para tirar um arpão de um boto foram ouvidas pelo escritor durante três viagens que ele fez pelos afluentes do Amazonas.

Na publicação, colorida e ricamente ilustrada por Fernando Vilela, cada história é intermediada por narrativas de aventuras de Sean Taylor enquanto percorria os rios amazônicos para ouvir contadores de histórias.

“As lendas tratam muito do lado desconhecido, do lado misterioso da floresta. E não são simplesmente histórias, pois as pessoas acreditam nelas, e muitas ficam no limiar entre acreditar e não acreditar”, afirmou o autor em entrevista ao Globo Amazônia.

Taylor conta que ficou surpreso quando visitou a região e descobriu que muitos jovens ainda conhecem lendas antigas. “Na Europa, onde a floresta e a tradição oral não existe mais, as histórias já estão muito mais apagadas. Na Amazônia, elas estão ameaçadas, mas ainda permanecem com os jovens”, explica.

A publicação já foi lançada em inglês, em Londres, e em coreano. “Gostei de ter levado o curupira para a Coréia do Sul”, brinca o autor, que já escreveu outros 20 livros infanto-juvenis.