terça-feira, 11 de novembro de 2008

Pesquisa revela alto índice de infecção do vírus da AIDS entre doentes mentais

BRASÍLIA - Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) identificou que a infecção por HIV, vírus causador da Aids, entre portadores de transtornos mentais é preocupante. Realizada com 2.238 pacientes de unidades de saúde mental de todo país, a pesquisa revela que 0,80% dos pesquisados são portadores do vírus da AIDS. Entre os adultos da população geral, o índice de infecção é de cerca de 0,61%.

Para o coordenador da pesquisa, Mark Drew Guimarães, o resultado está relacionado, provavelmente a questões comportamentais. Somente 7% dos pesquisados revelaram fazer uso freqüente de preservativo, mas a maioria tem vida sexual ativa. Em pesquisa realizada em 2005, segundo o Ministério da Saúde, entre casais adultos, 33% revelaram usar freqüentemente o preservativo.

Uma das recomendações da pesquisa é aumentar o acesso dos pacientes aos exames e diagnóstico do vírus da AIDS, já que apenas 27% dos pesquisados haviam feito o teste antes do levantamento. Outra recomendação é que os centros de saúde mental desenvolvam programa de educação em saúde sexual voltados para a prevenção. Entre os pesquisados, 62, 6% são separados ou solteiros.

A pesquisa foi financiada pelo programa Nacional de DST/AIDS e pela coordenação geral de saúde mental do Ministério da Saúde.