terça-feira, 11 de novembro de 2008

Festival de cinema em Porto Velho traz 60 curtas sobre meio ambiente

Começa nesta segunda-feira (10), em Porto Velho (RO), a sexta edição do Festcine Amazônia, festival vídeo e de cinema focado no meio ambiente. Sob o lema “A natureza não pode sair de cena”, o evento traz cerca de 60 curta-metragens brasileiros, entre documentários, ficções e animações.
Além da sala oficial, uma mostra paralela levará a sétima arte para escolas, comunidades, um circo e até mesmo um terreiro de candomblé. “Amanhã, por exemplo, teremos uma sessão em Cujubim Grande, a 35 km de Porto Velho”, explica uma das organizadoras do evento, Fernanda Kopanakis. “O festival é totalmente gratuito, em todas as sessões. Nossa proposta é levar o cinema às populações que não têm acesso às salas de exibição”, afirma.
O evento exibe também quatro longas ligados aos problemas ambientais que a região enfrenta. Um deles será o documentário "Sumidouro", do diretor Cris Azzi, que conta a história de duas comunidades que tiveram de ser deslocadas por conta da construção de uma barragem em Minas Gerais. “Como estamos vivendo uma situação muito próxima, achamos a exibição oportuna”, afirma Kopanakis.
Mostra Itinerante
Os filmes que se destacarem durante a mostra vão ganhar um espaço em 2009 no Festcine Amazônia Itinerante, que pretende exibir os filmes em 52 cidades de Rondônia, as capitais dos estados amazônicos e cidades da Colômbia, Peru, Bolívia, Portugal e Cabo Verde.
“Ao longo de 2008 percorremos 33 mil quilômetros, fazendo um intercâmbio cultural com comunidades de outros países que vivem os mesmos problemas que a população brasileira”, relata a organizadora.
As exibições do Festcine Amazônia vão até sexta-feira (14). A programação da mostra pode ser vista no site oficial do evento